sexta-feira, 29 de julho de 2011

Seminário das Américas - Preparatório para o Congresso de Estocolmo

16 a 20 de Abril de 1996 - Brasília/DF - Brasil

Release | Carta de Brasília | Galeria de Fotos | Anais do Seminário


O Seminário das Américas foi realizado em 16 de abril de 1996 à partir do fortalecimento da rede latino-americana contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e foi organizado pelo CECRIA, que após manter contato com a UNICEF em Nova Iorque e com a coordenação do Congresso Mundial de Estocolmo decidiram, em conjunto, que o seminário seria uma Consulta Regional das Américas, preparatória para o Congresso Mundial contra a Exploração Sexual Comercial de Crianças.

Participaram do Seminário Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Américas, em Brasília, mais de 600 pessoas de 24 países das Américas do Norte, Central e do Sul, representantes de organizações governamentais e não-governamentais, instituições nacionais e internacionais de atendimento, pesquisa e defesa de crianças e adolescentes, especialistas na questão da exploração sexual e adolescentes atendidos em projetos brasileiros. Tendo estes últimos, inclusive, se apresentado na programação cultural do evento.

Os eixos fundamentais do Seminário foram a proposição de alternativas de implementação de políticas públicas, a articulação das ações governamentais e não-governamentais em nível nacional, continental e internacional, inclusive entre países do Primeiro e Terceiro Mundos.

O conteúdo técnico da programação do Seminário foi estrategicamente concebido na perspectiva de fortalecimento e articulação das redes pública e privada do Brasil e das Américas através de painéis, oficinas e trocas de experiências. Do temário desenvolvido nos painéis e oficinas, constaram os seguintes temas: aspectos conceituais da exploração sexual infantil, prostituição, pornografia, gênero, etnia e violência, mídia, educação, saúde, justiça e segurança.

As conclusões do Seminário encaminhadas ao congresso mundial como resultado da Consulta Regional das Américas e consubstanciadas na Carta de Brasília foram entregues solenemente ao representante do governo da Suécia.

Este Seminário foi organizado por Maria Lúcia Pinto Leal, coordenadora do Cecria naquela época, e Maria de Fatima Pinto Leal, também fundadora do Cecria.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes