quinta-feira, 17 de maio de 2012

Seminário Direitos em Pauta Acontece em Brasília

Brasília recebe, entre os dias 22 e 24 de maio de 2012, o Seminário Direitos em Pauta: Imprensa, Agenda Social e Adolescentes em Conflito com a Lei. O evento, promovido pela  ANDI Comunicação e Direitos em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, será o primeiro encontro de grande dimensão no país a colocar sob o mesmo foco o jornalismo como gerador da agenda pública; o enfrentamento das desigualdades sociais e as medidas de reinserção de adolescentes autores de ato infracional.

O objetivo do encontro será levantar a discussão e a reflexão sobre o papel da mídia e sua responsabilidade diante da visão da sociedade sobre este tema. 

Segundo Thelma Alves de Oliveira, Coordenadora Geral do Programa de Implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Pro SINASE), a mídia desempenha um papel importante nesta temática: “Muitas vezes, a imprensa tem reforçado a visão do senso comum de que adolescentes pobres, negros, moradores de periferia, expostos a situação de violência, representam uma ameaça à sociedade. De modo geral, não se vê estes adolescentes como agentes que possam dar uma contribuição positiva para a sociedade. E isto está no olhar, nos gestos, nas atitudes das pessoas. E esta imagem pré concebida e estigmatizada se deve em parte aos veículos de comunicação, que, muitas vezes, tendem a transformar um fato pontual em uma generalização, uma regra. Esta forma de exploração midiática inadequada, cria preconceitos e dificulta o trabalho de reinserção social do adolescente”.

Alguns destaques da programação do seminário são:
  • Lançamento de guia de auxílio na cobertura jornalística de eventos ocorridos com adolescentes em conflito com a lei.
  • Análise da cobertura de 54 jornais brasileiros
  • Exposição fotográfica
  • Boas Práticas na Cobertura do Tema Adolescentes em Conflito com a Lei
  • Práticas Inadequadas na Cobertura Jornalística do Tema
  • Lei SINASE, Desafios da Implantação e Cobertura da Imprensa
O evento terá a presença dos maiores especialistas em Direitos Humanos do Brasil e da América Latina, bem como jornalistas de renome de veículos de comunicação de todo País, gestores do SINASE e assessores de comunicação dos estados.

Mais informações no site do Seminário no link www.direitosempauta.andi.org.br ou pelo telefone: (61) 2102.6508.


Fonte: Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes