quinta-feira, 12 de julho de 2012

Protagonismo Juvenil será o tema do Seminário Nacional ViraVida 2012


25 a 27 de julho - Brasília - Brasil


“Acredito que o protagonismo juvenil é exatamente o que o seu sentido literal quer dizer na origem grega, o lutador principal. Nós, jovens, temos uma história incrível de lutas no Brasil e aqui, no projeto ViraVida, nós temos grandes lutadores. Ser protagonista, para mim, é lutar pelo que você acredita e alcançar os seus objetivos”. É com esse espírito que o Seminário Nacional do ViraVida vai discutir, neste ano, o protagonismo entre a juventude do país.

A afirmação de Paulo*, de 17 anos – aluno do curso de Assistente Administrativo do projeto ViraVida no Distrito Federal – expressa o desejo de milhares de jovens brasileiros de se tornarem autores da sua própria história e de participarem da construção das políticas públicas que constituem o seu sistema de garantia de direitos.

É por isso que, em 2012, o Seminário Nacional do projeto ViraVida vai priorizar os saberes, fazeres e direitos conquistados pela juventude e será dividido em duas fases: estadual e nacional.

De acordo com a chefe de gabinete da presidência do Conselho Nacional do SESI – e uma das organizadoras do evento – Sandra Cabral, uma comissão formada por alunos de todos os estados participará da construção da programação, debates e estratégias de linguagem do encontro nacional, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de julho, em Brasília.

“As grandes mudanças na história contemporânea do Brasil foram fruto da mobilização de jovens. O Seminário 2012 vai considerar a necessidade dos jovens se apropriarem da sua história, alinhada às lutas da juventude em defesa dos seus direitos e da cidadania”, disse.

Metodologia

De acordo com Maria do Carmo Aguiar, técnica do projeto a nível nacional, o seminário será baseado na teoria de um dos especialistas no tema, o professor Antonio Carlos Costa. “Ele afirma que, enquanto modalidade educativa, o protagonismo juvenil, é a criação de espaços e condições capazes de possibilitar aos jovens envolver-se em atividades direcionadas a soluções de problemas reais, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso”.

Na primeira etapa, os alunos discutirão o assunto em sala de aula, além de desenvolverem textos, vídeos, peças teatrais e etc., sobre protagonismo, cidadania e trabalho. Todos os alunos do ViraVida poderão participar, tanto os que estão em processo educativo quanto os formados. Depois, os melhores trabalhos serão apresentados em seminários estaduais.

A preparação, das duas etapas, já começou. Teve início na semana passada um ciclo de oficinas preparatórias destinadas aos professores, coordenadores e alunos do projeto. O objetivo é preparar os educadores para a realização dos seminários estaduais que antecederão evento nacional.

A primeira oficina foi realizada em Fortaleza e reuniu as equipes do Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba. Nesta segunda-feira (13/2), foi a vez dos estados de Minas Gerais, Pará, Rondônia, Rio de Janeiro e Distrito Federal participarem do evento, que aconteceu na Capital Federal.

No dia 27 deste mês, Salvador receberá o encontro preparatório e reunirá as equipes dos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. E, por fim, no dia 02 março, encontram-se os coordenadores e alunos do Paraná e Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

*Nome e idade fictícios, criados para preservar a identidade do aluno.


Fonte: ViraVida

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes