segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Fórum Mundial de Direitos Humanos reúne mais de 9 mil pessoas em Brasília

Após quarto dias de debates, palestras, seminários, conferências e atividades culturais, terminou na tarde desta sexta-feira (13), em Brasília, o Fórum Mundial de Direitos Humanos. No período, o evento recebeu cerca de 9.500 participantes, incluindo delegações de 74 países. Durante a cerimônia de encerramento, a Ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), fez um balanço das atividades e agradeceu a todos os participantes, organizadores e autoridades que encaram o desafio de discutir as políticas de direitos humanos no mundo.

A coordenadora do FMDH e secretaria executiva da SDH/PR, Patrícia Barcelos, anunciou os países que irão sediar os próximos Fóruns: O de 2014 será no Marrocos e a Argentina sediará o evento em 2015. As delegações de ambos os países comemoraram muito a escolha.

"Organizamos este fórum no Brasil porque acreditamos que os governos devem sempre estar abertos ao diálogo com a sociedade civil, justamente porque isto fortalece a democracia", afirmou a ministra. "Aprendemos com Mandela que devemos ser nós mesmos os agentes de promoção da paz", complementou.

Desde o dia 10 de dezembro foram realizadas mais de 500 atividades no Fórum, que contou com a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula, do vice-presidente da Colômbia, Angelino Garzón, da secretária executiva da SDH/PR, Patrícia Barcelos, e dos secretários nacionais da SDH/PR, entre outras autoridades.

O coordenador do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Rildo Marques, fez um agradecimento às 730 entidades que compuseram o Comitê Organizador do Fórum. "Porque este espaço foi construído com muitas mãos, sem as quais não teria sido possível realizá-lo. Também agradeço à ministra Maria do Rosário, por seu empenho pessoal para a concretização desse esforço".

O vice-presidente da Colômbia, Angelino Garzón, destacou os avanços realizados pelo Brasil em Direitos Humanos e enfatizou a importância de o país ter duas mulheres no comando da SDH\PR. "Os Direitos Humanos devem ter o rosto da mulher, da criança, do índio, do afrodescendente. E a paz está absolutamente ligada aos Direitos Humanos", disse.

A coordenadora da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, Salete Camba, resumiu da seguinte forma o encerramento das atividades: "Cada um de nós agora tem o desafio de levar adiante o que aprendeu aqui, e assim contribuir para a afirmação dos Direitos Humanos em todo o mundo".


Fonte: Secretaria dos Direitos Humanos

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes