quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Dissertação propõe nova saída para descarte de lixo

Julianna Peixoto, formada em Ciências Biológicas pela UnB, apresentou dissertação na qual propõe nova forma de tratamento de materiais plásticos descartados. Visando diminuir o acúmulo de lixo no meio ambiente, a pesquisadora descobriu nove microrganismos capazes de consumir polietileno, material plástico mais utilizado no mundo. A técnica pode potencializar a biodegradação, deixando o processo mais rápido.

Hoje, as principais formas de descarte do plástico são a incineração e a deposição em aterros, sendo esta a forma mais utilizada. Para o processo, é necessária vasta área livre para confinar o lixo por até 500 anos. A incineração é a maneira mais econômica de descarte do plástico, porém, a técnica libera grande quantidade de gases tóxicos para a atmosfera. Segundo Julianna Peixoto, a biodegradação surge como alternativa sustentável e viável para solucionar o problema do acúmulo de lixo.

De acordo com Julianna Peixoto, os impactos da poluição já estão avançados e é fundamental que as pessoas se mobilizem para mudar esse cenário. “Com a pesquisa, tentei mostrar que há solução mais eficaz para o descarte de plásticos. No Brasil, temos uma diversidade muito grande de microrganismos. Devemos explorar esse fato para benefício da sociedade em geral”, afirmou a pesquisadora.

POLIETILENO

São produzidos mais de 50 milhões de toneladas de polietileno por ano em todo o mundo. Esse composto químico está presente em materiais como sacolas plásticas, garrafas, embalagens e brinquedos. O polietileno se caracteriza pela alta durabilidade e resistência, que o torna capaz de permanecer em ambientes naturais por 100 ou até 500 anos. Durante esse período, o polietileno causa danos à flora e fauna. Frequentemente, animais marinhos e terrestres ingerem pedaços de lixo e morrem por estrangulamento ou pelo acúmulo de resíduos tóxicos no organismo.


Fonte: Portal da UnB

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes