quarta-feira, 2 de março de 2016

II Encontro Nacional dos Centros de Atendimento Integrado a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual



O II Encontro foi projetado em conjunto com a primeira capacitação dos servidores que atenderão no Centro de Atendimento Integrado do DF , assim, em dois momentos: o primeiro se dará com participação internacional do senhor Chris Newlin(Centro Nacional de Defesa da Infância dos EUA -NCAC) e dos demais Centros Nacionais, colocando as experiências do Brasil e do exterior; em seguida, a rede do Distrito Federal trará seu trabalho na violência sexual de crianças e adolescentes, a fim de que o grupo construa um fluxo de atendimento conforme atuação de cada parte da rede de atendimento.

Sobre a experiência internacional do Senhor Chris Newlin, serão tratados protocolos de atendimento, bem como a atuação de profissionais na escuta de crianças e adolescentes. Já as experiências nacionais dos Centros do Rio de Janeiro, de Belem, de Teresópolis e de Porto Alegre abordarão suas ações e relações com as redes de atendimento. Os trabalhos e a troca de experiência trarão conteúdos para a formação de nossos profissionais, bem como incidirá no fortalecimento das redes de atendimento presentes no evento.

Finalizado o II Encontro, a capacitação dos servidores e da rede será continuada com a professora Liana Fortunato, que trará as especificidades do trabalho com crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, os equipamentos de proteção existentes colocarão sua atuação. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios colocará da sua atuação junto ao Juiz e da necessidade de funcionamento conjunto com as redes de atendimento; o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios colocará do adiantamento de coleta de provas e demais dinâmicas do seu atendimento; a Secretaria de Saúde do Distrito Federal colocará a sua atuação e os serviços disponíveis às vítimas; a Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente colocará da sua ação; e os Conselhos Tutelares colocarão as experiências e atuação.

Por fim, o grupo construirá um fluxo de atendimento que abarcará todos os atores inerentes ao atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência e este deve ser disseminado nas suas unidades de atuação.

O evento se dará no Auditório Águas Claras, no Centro de Convenções, nas datas de 21 a 24 de março de 2016 e conta com a Chilhood e a UNICEF como parceiros de realização. Os convidados serão a rede de proteção do Distrito Federal e o Sistema de Garantia de Direitos, havendo duas vagas para cada CRAS, CREAS, NEPAVS; cinco para a DPCA, o TJDFT, o MPDFT; uma para cada Centro de Atendimento Integrado do Brasil; vinte para a sociedade civil e uma para cada servidor do processo de remanejamento para o Centro.


Fonte: Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude / Subsecretaria de Promoção de Políticas para Criança e Adolescente

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favoritos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes